O CONFAZ decidiu, no dia 1º de outubro de 2021, por manter a entrega da atual versão (simplificada) do Bloco K, por tempo indeterminado. A partir de janeiro de 2022, o Bloco K completo do SPED passaria a ser entregue por todas as empresas independente do setor com faturamento anual R$ 300 milhões mas ainda não são obrigadas a entregar de forma completa . Essa decisão foi tomada para dar mais tempo às empresas para se adequarem às novas exigências.
--------------- Continua após a publicidade -----------------------
A Confederação Nacional da Indústria, ao lado das Federações Estaduais e Associações Setoriais da Indústria, propôs junto ao CONFAZ, à Receita Federal do Brasil e às Secretarias Estaduais de Fazenda, medidas a serem implementadas a partir de um Ajuste SINIEF ainda por ser publicado. O objetivo destas medidas é evitar que o Bloco K implique em custos extras para as empresas e ponha em risco o sigilo industrial: mantendo, por tempo indeterminado, a versão atual do Bloco K e desenvolvendo uma versão simplificada.
Bloco k 2023 será obrigatório?
A partir de 2023, todas as empresas brasileiras terão que usar o Bloco K do Sped Fiscal. Mas será que todos estão preparados para isso?
O Bloco K do Sped Fiscal é uma nova obrigação que será imposta a todas as empresas brasileiras a partir de 2023. Segundo o governo, o objetivo é aumentar a transparência das informações fiscais das empresas e facilitar o combate à sonegação.
No entanto, a obrigação vem sendo criticada por alguns especialistas, que afirmam que ela pode ser um grande desafio para as empresas, especialmente as pequenas e médias. Isso porque, para cumprir a obrigação, as empresas terão que ter um sistema informatizado para gerar o Bloco K e terá que contratar profissionais especializados para fazer isso.
Além disso, as empresas terão que se adaptar às constantes mudanças na legislação, o que pode ser um grande desafio.
A obrigação do Bloco K do Sped Fiscal vai exigir um grande esforço das empresas, especialmente as pequenas e médias. Por isso, é importante que elas comecem a se preparar o quanto antes.
Uma boa forma de se preparar para a obrigação do Bloco K do Sped Fiscal é fazer um curso sobre o assunto. Um curso sobre o Bloco K do Sped Fiscal pode ajudar as empresas a se familiarizarem com a obrigação e a se adaptarem às mudanças na legislação.
Com um curso sobre o Bloco K do Sped Fiscal, as empresas terão a oportunidade de aprender sobre o assunto de forma prática e se preparar para a obrigação de forma eficiente.
Como enviar o Bloco K corretamente?
Curso Bloco K 2021/2022
- Link: https://go.hotmart.com/T76992835F
MÓDULO I – Informações Gerais
• Tudo que você precisa sobre o Livro Controle da Produção e Estoque
MÓDULO ll – EFD ICMS/IPI na Prática
• Preenchimento Prática no Programa da EFD ICMS/IPI
MÓDULO lll – Bloco K na Prática
• Preenchimento Prática do Bloco K no Programa
BÔNUS EXTRAS:
• Curso Entendendo o Leiaute do Sped Fiscal
• Curso Sped Fiscal na Prática